Uma conclusão para um recomeço

Posted on Posted in Artigos

Chegamos ao fim de mais uma temporada do Potência de 2016, completando sua 4º edição hoje, (15/11). Nestes cinco dias, jovens de várias regiões se encontram em um único lugar, para apresentações teatrais das quais, de certa forma, estão interligadas.

O teatro é parte da cultura, embora nem todas as pessoas olhem com bons olhos para o grande esforço que muitas pessoas fazem até conseguir dar o máximo de si em cada peça que apresenta. Com  a influência dos filmes, o teatro perdeu boa parte do seu valor da maneira como era apresentado antigamente. Só que, como teatro também é cultura, conforme as coisas mudam, o teatro também acompanha.

Quando um filme é gravado, ele só é reproduzido várias vezes para várias pessoas, bastando o ator deste filme se esforçar uma vez, e seu esforço será reproduzido em um vídeo. Já no teatro, cada peça, cada ator/atriz e cada um de seus gestos será diferente. Mas, as pessoas mais se apegaram aos filmes, e esqueceram do teatro.

O intuito de fazer teatro não é para subir no palco para exibir-se, ou receber milhares de aplausos e parabéns no final, mas sim, para mudar sua consciência e a das pessoas que te assistem, tornando você, e as pessoas que te assistiram, algo melhor, algo diferente do que era sempre acreditado.

Teatro é conscientização do ser humano, e isso não vale 10 na prova, ou garantirá seu emprego no futuro. Apenas tornará você uma pessoa mais “humana”, limpando sua mente de várias coisas que a sociedade coloca dentro de nós. É pela pura vontade de ser alguém melhor, que se faz teatro, além de compartilhar essa experiência para as pessoas por meio de uma peça, uma arte, que pode ser crítica, sobre qualquer assunto que for apresentado.

Pensando nisso, o Potência, reuniu centenas de jovens para debaterem por meio de suas peças, temas que afetam pessoas de diferentes formas. O Potência não surgiu para competições, para mostrar que é o melhor projeto já criado entre os teatros. O Potência quer mostrar sua força crítica sobre diferentes temas, a cada ano, algo novo, um desafio a ser enfrentado na sociedade.

Para mostrar essas críticas, não é necessário competir, apenas, fazer. A criatividade e a liberdade de criação são totalmente abertas, onde não existe certo e errado neste espaço.

Se você quer saber mais sobre o Projeto Potencia de 2016, assista o vídeo de abertura abaixo, que trás um pouco das edições anteriores já realizadas:

 

Não há idade para fazer teatro, inclusive, quanto mais jovem essa pessoa for, mais ela aprenderá sobre o mundo em que vive. Na realidade que enfrentamos todos os dias, muitas pessoas nunca foram ao cinema, ao teatro, leram um livro, e, muito menos, foram a uma biblioteca.

É preciso lutar para que o teatro seja mais acessível, mais disponível, mais cultural, ao invés de um filme, cujo é cheio de efeitos especiais, mas sua essência, não diz nada. Quantas vezes você foi ao cinema? E quantas vezes você já assistiu alguma peça?

O teatro une, cria laços, compartilha emoções, da mesma forma como um filme do Titanic em 3D. A conexão do personagem do ator com o público deve se estabelecer, fazendo com que ele sinta o que você sente, sinta o que você passa, sinta o que deve ser feito naquela situação. Você faz parte da apresentação, mesmo sem sair da cadeira da platéia.

Com o pouco incentivo que o governo trás para os desenvolvedores de crítica, fica fácil desistir, afinal, tudo dependerá da sua força de vontade e dos recursos que você tem, até a última gota de suor para realizar o desejo de apresentar algo de suma importância.

Com tudo isso, conseguimos concluir mais esse projeto, que a partir de agora será um recomeço, para estes jovens que estão finalizando o colégio e vão seguir seus caminhos, e para os pequenos, cujo estão formando sua consciência crítica por meio de cada uma das apresentações

Se você faz teatro, lembre-se de que isto é para você ser uma pessoa melhor, e compartilhar sua experiências com o público. Se não faz, pelo menos, assista, pois o teatro é de todos e para todos. Se está interessado em fazer teatro, pode se juntar a nós, enviando uma mensagem pela página contato, ou, procure se sua escola oferece ou vá em um centro cultural pela sua região. Se já fez teatro antes, quero ler seus comentários de suas experiências durante esta época. O Projeto Potência é a sua casa! Seja Bem-vindo!

About enricopre
Enrico é autor e criador do site Mestre de Blogs. Apoia o Projeto Potência e também é escritor, com um livro já publicado. É apaixonado por tecnologia e está sempre se atualizando nessa área.