SUPERANDO PROBLEMAS

Posted on Posted in Reflexões, Ronaldo Ventura

Como já foi dito, um dos conceitos sobre inteligência, diz respeito ao ato e capacidade de resolver problemas. Quando tratamos da “inteligência do corpo”, esse potencial todo parece não ser muito definido, ou não facilmente identificável; ainda mais que na vida social, ou em ambientes tradicionais de trabalho, ou de ensino, o que se espera do corpo humano é apenas sua manifestação rotineira, com movimentos mecanizados, padronizados, e ritualizados em um contexto que não interfiram, ou que não gerem “problemas” – sim, você ser inteligente pode ser um problema – para os outros.

A inteligência corporal-cinestésica é libertadora, quando estamos falando em âmbito de sociedade. Ela interfere e soluciona a grande maioria dos males da sociedade atual: Estresse, L.E.R., Obesidade, Ansiedade, e uma infinidade de doenças e situações que seriam sanadas se apenas tratássemos de libertar e ampliar a capacidade intelectual do corpo.

Quando em situação de representação, quando estamos falando de trabalho, onde o corpo do artista da cena está desempenhando seu papel, executando os seus esforços, sendo ao mesmo tempo: operário e instrumento de trabalho; a inteligência-corporal busca uma outra forma de liberdade.

Façamos essa analogia: Uma grande quantidade de água represada. Litros e litros. Essa água são suas capacidades físicas e habilidades motoras, que estão presas, não desenvolvidas, não utilizadas, relegadas a uma cadeira de escritório, ou um banco de ônibus; e tudo que não é utilizado, estraga, apodrece, acumula sujeira, doenças…

Quando um corpo-cidadão desenvolve a sua inteligência corporal-cinestésica, essa represa se rompe; toda aquela água escoa pelo seu cotidiano, que vai irrigando os solos que eram inférteis, e gerando vida; que vai refrescando e hidratando as áreas secas, inóspitas. É uma energia que vaza, em direção a um mar de perspectivas e esperanças.

Quando um corpo-artista coloca essa inteligência para trabalhar, toda essa potência se transforma em técnica. Se criam limites que direcionam essa água, margens que otimizam toda essa energia para ser utilizada de uma melhor forma, com objetivo, função e foco. Nós criamos um rio.

Um rio que alcança um oceano formado por todas as possibilidades da humanidade.

Os artistas da cena, em especial o Ator-Samurai, já treina e vivencia em sua sala de ensaio, diversas possibilidades de uso de sua inteligência corporal-cinestésica, então eu sugiro um aumento do seu léxico, proponho que você tente alguns exercícios que são fora de sua rotina de treinamento, por exemplo:

  • Aprenda uma habilidade manual: Crochê, Costura, Escultura em argila…
  • Comece uma coleção de um mesmo objeto, a partir de sua textura. Por exemplo, tente encontrar diferentes qualidades de pedras: pedras lisas, sedosas, com nervuras…
  • Busque reconhecer, pelo aroma, 07 flores diferentes do seu bairro.
  • Ande a maior distância possível pelo meio-fio.
  • Aprenda diferentes maneiras de massagear a si mesmo, ou alguém.
  • Descubra com qual pé você escreve melhor o seu nome.

Semana que vem uma nova Inteligência para você. Você volta?

About Ronaldo Ventura
Ronaldo Ventura é um milionário excêntrico que as noites veste uma fantasia de homem morcego e combate o crime. De dia, ele dirige espetáculos e escreve peças. conheça seu trabalho em www.ronaldoventura.com