“Quando a sociedade está triste, o Teatro é necessário para lhes dar esperança; quando a sociedade está feliz, o Teatro é necessário para lhes lembrar de sua miséria.”

Posted on Posted in Artigos, Reflexões, Ronaldo Ventura

Qual é a importância do teatro? Qual sua relevância?
Quando eu comecei a fazer teatro, me falaram que se o teatro acabasse, ninguém se importaria: os bancos iriam abrir normalmente, as padarias iriam funcionar tranqüilas, não haveria nenhuma notícia no jornal… Fiquei anos acreditando que isso era verdade. Eu estava enganado. O Teatro (aqui em maiúscula) é importante! É fundamental para a espécie humana!
Quando os antigos hominídeos andavam para lá e para cá, coletando sua comida, eles se comunicavam com grunhidos e acenos. Não havia profundidade nas conversas, porque nem conversa havia. Não havia perspectiva de amanhã, pois somente o hoje interessava. – Hoje temos comida. Amanhã posso nem estar vivo. – Afinal, éramos presas de outros animais. Quando começamos a nos tornar caçadores, aconteceram algumas modificações em nossa estrutura física: os olhos se aproximaram, para melhor “focar” nosso alvo; melhoramos nossa locomoção bípede; e nossa cresceram o número e a qualidade de nossas sinapses (comunicação entre células nervosas); e passamos a viver mais; e assim, a desenvolver algo que não havia muita utilidade: nossa memória. De maneira bem simples: Passamos a ter algo para contar. Começamos a ter uma necessidade maior de comunicação! Mas como se comunicar, se nem linguagem falada (quanto mais escrita) havia? Com gestos. Com expressões. Com imitações vocais. Em suma: com Teatro.
A grosso modo, o Teatro se resume em: alguém fazendo algo e alguém assistindo. Quando os nossos antepassados, começaram a fazer uso do seu corpo para transmitir uma ideia, um sentimento, um acontecimento; quando começaram a representar uma outra coisa, que não eles mesmos, para transmitir uma mensagem para outra pessoa… Eles começaram a fazer Teatro.
O que isso significa? Que o Teatro é a base daquilo que nós chamamos de sociedade; pois a sociedade se baseia na interação entre os seres de uma região. Sem Teatro não teríamos cidades, linguagem falada, nem história para contar. Possivelmente não teríamos evoluído. O Teatro surge junto com a Humanidade!
E isso também explica o fato de que em todos os países, tribos, vilas, enfim, qualquer sociedade que foi sendo conhecida ao longo da história, sempre se encontrou o Teatro, em suas inúmeras formas.
Como então, alguém pode ter a coragem de me dizer que se trata de algo inútil?
Claro que após séculos e séculos a função do Teatro mudou, assim como mudaram os interesses de todas as pessoas, em todos os lugares do mundo. Mas isso não nega sua importância. Muito pelo contrário!
Então, quando percebi que o Teatro é primordial para nossa existência; ainda fiquei pensando: “mas qual é a função do Teatro hoje?”. Cheguei numa conclusão, que não é eterna, espero que ela mude ao longo dos próximos séculos, mas que, por enquanto, ainda me serve:
“Quando a sociedade está triste, o Teatro é necessário para lhes dar esperança; quando a sociedade está feliz, o Teatro é necessário para lhes lembrar de sua miséria.”

About Ronaldo Ventura
Ronaldo Ventura é um milionário excêntrico que as noites veste uma fantasia de homem morcego e combate o crime. De dia, ele dirige espetáculos e escreve peças. conheça seu trabalho em www.ronaldoventura.com