Protagonismo Juvenil e crescimento através da arte

Posted on Posted in Uncategorized
Protagonismo Juvenil e crescimento através da arte
Jovens de Santo André e Diadema participarão de Intercâmbio Cultural em Minas Gerais

Encontro entre os Grupos Brinquedo Torto (Santo André) e Tatu Bola (Pará de Minas) no FETO. A força e a união dos grupos que até então não se conheciam, deu origem ao Projeto Potência

Durante os dias 21 e 24 de Outubro de 2013, os alunos dos Grupos de Teatro Brinquedo Torto, do Colégio Central Casa Branca (Santo André) e Trup´iê, do Colégio Iemano de (Diadema) participarão da primeira edição do Projeto Potência, intercâmbio cultural entre as cidades de Santo André, Diadema, Florestal e Pará de Minas – MG.
A ideia do intercâmbio surgiu após o encontro entre os grupos Brinquedo Torto e Tatu Bola, de Pará de Minas no FETO, Festival Estudantil de Teatro, na cidade de Belo Horizonte, em Outubro de 2012. A troca de experiências e a sinergia entre os grupos chamou a atenção de todos que participaram do Festival e desde então, os dois grupos permanecem em constante troca por meio de mensagens pela internet e visitas feitas pelos diretores. O intercâmbio surgiu como uma alternativa de troca e crescimento artístico diferente dos Festivais Estudantis, que exigem inscrição e seleção, que nem sempre se efetiva.
Com quatro dias de duração, o Projeto terá programação intensa. Todos os cinco grupos envolvidos apresentarão seus espetáculos ou exercícios cênicos. Os alunos também participarão de oficinas culturais ministradas pelos diretores dos grupos participantes e profissionais mineiros convidados. Haverá também uma Palestra Piquenique sobre Benjamin Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil, patrono desta primeira edição do projeto, além de um Sarau e intervenções artísticas em praças e parques da cidade.
Todo o recurso para cobrir as despesas com transporte, estadia e alimentação está sendo levantado pelos grupos participantes, através de temporada de espetáculos, venda de rifas e ajuda de empresas de São Paulo e Minas, mostrando novamente todo o empenho e potencial de jovens comprometidos com a transformação da sociedade através da arte. 

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.