Projeto Potência acompanhando o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil – Espetáculo “Quem é você por detrás de todos?”

Posted on Posted in Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, Trup´iê
Nesta tarde fria e chuvosa decidi fazer algo diferente. Saí com 40 alunos do Colégio Central Casa Branca num ônibus fretado em direção ao Teatro Santos Dumont para assistir “Quem é você por detrás de todos?” Valeu a pena ter ido e levado os meninos. O horário ingrato dificultava até a presença das famílias. Como também sou um pouco Trup´iê, mesmo de longe, pude entrar um pouco mais cedo, dar um “olá” de longe para não atrapalhar a concentração. Pude também ver a diretora, o amor da minha vida, nervosa, agitada e ofegante na cabine de som. Minha tarefa, além de escrever aqui era a de operar a luz para a turma. Dividido em duas funções e com o coração inteiro no espetáculo e no trabalho lá fui eu. No fim, emocionado, sentei para escrever minhas já rotineiras linhas. Na volta, peguei três integrantes do Brinquedo Torto e tomei suas palavras, que se seguem depois por meu já usual texto:

IEMANO – Instituto Educacional Manoel da Nóbrega – Diadema – SP
Grupo TRUP’IÊ
Direção – Roberta Pinheiro Conde
 
Quem é você por detrás de todos?
Texto – o Grupo
Os jovens Maikson e Robinson encontram-se muitos anos após um acontecimento que marcou a vida dos dois. Cada personagem desta história surge de lembranças e reflexões, norteadoras para questionamentos: quem é você por detrás de todos? Quem são seus amigos quando seu mundo para? Quem?
03 de outubro (quinta-feira) | 15h | 40 min. | Teatro Santos Dumont
Isso não é uma crítica
(É uma troca de energia)
Uma ferida que já estava aberta. Cicatrizar a alma, pôr para fora. Catarse no palco e na cabine de luz. A diretora em prantos ao meu lado. Meus olhos marejados, um nó na garganta, o rosto que se deforma pela emoção.
O teatro é um meio de externar o mais profundo, o mais verdadeiro. É alma da cabeça aos pés. Espírito descendo de forma vertical ao mais verdadeiro. A cura, o medo e a dor de cada um que está no palco. Tão comum que acha eco e reflexo do outro lado da quarta parede quebrada, espatifada, pulverizada.
O branco da pureza do olhar dos meninos, o preto do luto e da dor contrastando com o vermelho sangue das almofadas que representam um atentado subentendido. Toca fundo porque é humano.
Blackout. Novamente outro espetáculo: O Bate-Papo. A fala sincera de cada um, o coração aberto. A ferida exposta em público e um afago coletivo. Estamos juntos. Pode contar comigo. Vai passar. Vai acontecer de novo e vai doer muito. Quisera todos percebessem que do outro lado há um outro ser.
E não dá para parar aqui. Trup´iê é gente de casa que ensinou a todos nós de forma profunda dentro e fora do palco. Assisto pela segunda vez e sempre terei o que dizer mesmo que com lágrimas, silêncios e abraços. E o bem que fazem a minha menina me faz senti-los também um pouco meus parceiros, amigos, queridos, amados.
TRUP´IÊ É POTÊNCIA!
DIADEMA É POTÊNCIA!
A  ROBERTA É POTÊNCIA! POTÊNCIA! POTÊNCIA

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.

  • Não canso de ler este texto. Obrigada, meu amor! Como admiro sua sensibilidade! TE AMO, SEMPRE E MUITO!