Projeto Potência acompanhando o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil – Espetáculo Flor da Pele

Posted on Posted in Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, Novos Encontros
Hoje, começo a postar textos, fotos, reflexões, depoimentos sobre o o que está rolando no FESTIVAL FUNDAÇÃO DAS ARTES DE TEATRO ESTUDANTIL. Participaram desta primeira atividade eu, Varlei Xavier, responsável pela parte escrita, Leandro Souza, responsável pelas imagens e Isabela Alves, atriz do Brinquedo Torto que interpreta Zé Burrego, que gravou um depoimento postado logo abaixo. Primeiro as damas: 

Subprefeitura da Vila Prudente – São Paulo-SP

Coletivo Apoena de Teatro
Direção – Cacá Rodriguez
Flor da Pele
Texto de Mariana Marteleto.
Uma jovem encontra-se à beira do abismo. O passado não tem volta e a escolha do próximo passo está em suas mãos. Uma peça sobre um período de descoberta e questionamento do pensamento e do corpo. Relato da transição de uma menina para uma mulher; discussão sobre o amor e o sexo e o questionamento sobre a culpa da perda da virgindade.
 
 
 
Isso não é uma crítica
É uma resposta aos estímulos entregues aos olhos, ouvidos e demais sentidos meus.
Passos e cores no espaço vazio. Vazio? Um universo complexo não linear. Feminino. Um campo de visão. Uma visão de recém-mulher. Tornada por escolha própria talvez. Quem sabe. Nunca se sabe. Um turbilhão sensações e desenhos. Atores caminham, atrizes dançam. Beleza. Beleza, Beleza. Palavras repetidas. Repetidas, repetidas.
Quem sou eu para falar desse universo? Como vim parar aqui? Sou alguém que se encanta e se alimenta desse jovem fazer teatral.
Voz de meninas, meninos presentes. Pina no palco e corpo que flui. Desenhos e coros. Dança pura que inspira. Inspira. Respira, menina! Escolhe um caminho. Respire todo ar e vai.
Uma menina canta. Todos os olhos brilham, público e plateia em comunhão. Beleza, beleza, beleza. Beijos entre bexigas, pétalas de rosas, guarda-chuvas e coração. Tudo compõe, colore, desenha. Beleza e primor. O conflito, o útero, os olhares despertam lirismo.
Nunca menstruei, não sei o que é esse universo feminino a não ser de ouvir falar, ver e acompanhar de perto as meninas e mulheres de minha vida. Mas posso dizer que hoje fui tomado, levado conduzido a uma viagem para o interior de cada uma das lindas meninas da Vila Prudente, que representam com carinho um pouco de minha mãe, minha noiva e minhas alunas, todas elas tão amadas. E assim, sinto já afeto e carinho por cada um e cada uma.
Que seja este nosso primeiro encontro Potente.
FLOR DA PELE É POTÊNCIA
VILA PRUDENTE É POTÊNCIA
APOENA É POTÊNCIA!POTÊNCIA! POTÊNCIA!

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.