Projeto Potência acompanhando o Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil – Espetáculo “Flashback”

Posted on Posted in Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil, Novos Encontros
E lá fui eu não correria outra vez, de lá para cá. A fim de assistir “Flashback” de Flávio de Souza, dirigido por Thaís Giacom, colega de longa data. Mais uma vez aprendi a apurar meu olhar, a saber observar um trabalho por muitas perspectivas. E que bom que este festival tem me proporcionado tudo isso. Logo depois, pedi a Roberta Conde e João Satelis, ainda em êxtase após a apresentação da tarde, que comentassem o espetáculo. Vídeo com comentários e na sequência minha crônica.

Instituto de Ensino Sagrada Família – São Caetano do Sul –SP
Cia. Teatral Altos Devaneios
Direção – Thaís Cristhine Giacon Viselli
Flash-Back
Adaptação do texto de Flávio de Souza
Comédia policial que gira em torno do assassinato da escritora Adélia Stein. Quando o mordomo Jim encontra a madame morta, ele e o inspetor Derby tentam, por meio de flash-backs, descobrir qual dos vários suspeitos realmente é o culpado.
03 de outubro (quinta-feira) | 20h | 60 min. | Teatro Santos Dumont
Isso não é uma crítica
(É a valorização do esforço e da persistência)
Meu amigo Paraminense Rony Morais costuma dizer que se teatro fosse fácil, não chamaria Teatro e sim Miojo. Quantos percalços, desventuras, tempestades, medos e inseguranças cada um de nós costuma carregar ao palco.
“E se não der certo? E se der tudo errado? E se eu travar lá na frente, pagar mico? E se não gostarem de mim?” Sempre temos este e outros questionamentos. Tudo isso ao mesmo tempo e na hora do palco. Tudo isso com atores formados, experientes, macacos velhos. Com jovens então, maior ainda pode ser a dúvida e a insegurança. E neste caso, vejo-a permitida.
Sabemos que fazer teatro não é fácil. Sabemos o quando nos tira o sono, nos dá dor de cabeça e desespero. Seria então inaceitável vê-la em meninos que estão descobrindo e aprendendo a dar seus primeiros palcos dentro da caixa preta?
Acompanhei Flashback de forma carinhosa e compreensiva. Sim, vi a insegurança dos meninos e o medo das coisas darem errado. Mas vi problemas serem superados, vi a peteca sendo segurada, a bola tentando ser mantida em jogo mesmo a despeito das dificuldades. Esforço e persistência elevados à enésima potência.
E não dá para não valorizar este esforço e essa coragem ao pensar que no colégio em que esses meninos estudam há muitos como eles que não tiveram a coragem deles. Jovens que do fundo da sala gritam, exageram, fazem piadas com os amigos e os professores, mas que não têm coragem de se exporem como esses garotos se expuseram, de lutar como lutaram. Preferem serem sempre pedras, mas não querem ser vidraças. Mas a vida se vale dos riscos que assumimos. Alguns desses erros, tornam-se acertos. Que continuemos todos arriscando, pois é no fogo das dificuldades é que se forjam as armas dos heróis.
Persistência é Potência!
Dificuldade é Potência!
Esforço é Potência! Potência! Potência.

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.