Papotência Podcast – Episódio #03 – Tudo que você sempre quis saber…

Posted on Posted in #Podcast
Reproduzir

 

itunes

Vamos lááááááááá! Primeiro episódio de 2015, muitas novidades, casa nova e nova estrutura. Ainda não é a estrutura que desejamos, mas já estamos bem melhor do que o começo. E olha lá as novidades:

– Nosso site/blog em plataforma wordpress, a melhor para podcasts. Se você está lendo este post de um agregador, acesse www.projetopotencia.org e veja nossa nova casa.  Curta também a página do Projeto Potência no Facebook.

– Já estamos na Itunes Store. Aeeeeee!

– Nosso e-mail: contato@projetopotencia.org

– Assine nosso FEED

Não sabe o que é feed, nem sabe o que é podcast? Clique aqui e descubra.

Agradecemos a todos que nos enviaram perguntas. Principalmente aos amigos Elisabete Ribeiro, Nadia Gibo, Ana Carol Thomé, Amilcar Tanquella, Viviane Vinha e principalmente a Erika Askinas e a Renata Stort pelas perguntas, áudios. Muitas dessas pessoas fazem parte do Instituto Cativar, que a partir de agora, estará sempre conosco.

Segue a lista de perguntas que respondemos:

Qual a finalidade dos jogos no início de uma oficina de teatro?

O que fica em maior evidência no ensino de teatro para crianças? O que elas melhoram ou desenvolvem?

Num teatro estudantil para os jovens alunos qual a preferência de peças a serem apresentadas e/ou público da plateia?

Como é pra quem tá começando, nunca subiu num palco? Como é o trabalho de estreia?

Se o teatro é seu trabalho profissional e o veículo principal é o seu corpo, como lidar com as dificuldades físicas e pessoais? Como não deixar o pessoal influenciar no trabalho do ator?

O sucesso de uma peça está na quantidade de espectadores ou na qualidade desses espectadores?

Quem escreve um espetáculo, tem alguém em especial ou são contribuições de equipe?

Há preconceito entre atores que só trabalham com teatro dos que trabalham com tv?

O que precisa para alguém se tornar ator? Escolas onde estudamos e que recomendamos:

Fundação das Artes de São Caetano – Técnico 

Curso de Artes Cênicas na Universidade Anhembi Morumbi

O ator dentro do teatro pode optar por uma carreira, se sim quais seriam as etapas ou funções?

Um ator incorpora o personagem?

Existe beijo técnico? Se sim, o que diferencia? Mauro Yamaguti

Existe algum pagamento de direito autoral para peças como “Romeu e Julieta”?

Há alguma preparação para mais de um ator para determinado personagem principal, caso um ator principal adoeça ou não possa comparecer no espetáculo? Há inúmeras peças com grande carga dramática e filosófica, muitas vezes angustiante. Como se despir do personagem após o termino do espetáculo? Não tem perigo de ser contaminado pelo próprio personagem? Elisabete Ribeiro

Quem busca os patrocinadores? O diretor ou o teatro?

Já fui em algumas peças que tinha somente 5 pessoas na plateia. Quem assume ou paga por esse prejuízo?

Como é possível colocar em cartaz uma peça em determinado teatro?

Quem é o “dono” da peça? Quem escreve, quem dirige, quem produz? Ana Carol

As vezes parece que o publico só quer assistir dois tipos de peça, quando tem global ou peças estilo “monólogos da vagina”. Estamos passando por um período nebuloso ou devemos pensar que há espaço para todo mundo? Elisabete Ribeiro

É isso aí!

Compartilhe, Curta, Comente. Seu Retorno é muito importante para nós. POTÊNCIA! POTÊNCIA! POTÊNCIA!

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.

  • Marina

    First!

  • Miguel Tescaro Fagundes

    FIIIIIRST!
    ÓTIMO, a cada episódio fica melhor!!!!
    Uma sugestão de pauta (mesmo que já tenha sido levemente citado): a união entre música e teatro no teatro estudantil, ou então o inter-relacionamento entre artes (não só música, mas artes plásticas e dança também), que é algo que, pessoalmente, me interessa MUITO como aluno de teatro estudantil.

  • Pingback: Teatro em Sala #00 – Piloto – Mitos e Verdades sobre Teatro |()

  • André Almeida

    Santa Erica, enriquecendo o podcast!!!! rsrs
    Parabéns pelo trabalho e pelo projeto.