Oficina/Teste do Grupo Brinquedo Torto – DIA 1!!!

Posted on Posted in Brinquedo Torto, Em processo, Grupos

Mais um ano de muito trabalho começa para o Grupo Brinquedo Torto, e é tempo de renovação. Hoje aconteceu o primeiro dia (de seis) da Oficina/Teste, para encontrar os corajosos que “embarcarão no tapete mágico” em 2015, tanto no Núcleo de Montagem quanto no de Iniciação.

É sempre bom deixar claro que essa Oficina/Teste não tem como objetivo separar o bom do ruim, e sim, como escreveu o diretor Varlei Xavier Nogueira no “Guia do Participante”:  “Tentaremos observar nesses dias aqueles que demonstram maturidade e compromisso para um trabalho em que o grau de exigência será alto. Não esperamos que nenhum de nossos atores sejam perfeitos ou venham prontos, muito pelo contrário. Esperamos um elenco entregue e dedicado, que esteja disposto a encarar o trabalho realizado pelo grupo, como um trabalho sério e relevante e, para tanto, esteja disposto empreender grande esforço individual e coletivo.”

Com esse objetivo em mente, candidatos e banca avaliadora, composta por ex-integrantes do grupo e membros da equipe, se reuniram, em um primeiro momento, para que os valores do grupo (AMOR, GARRA, DISCIPLINA, RESPEITO E UNIÃO) fossem apresentados para quem não os conhecia. Logo após, foram expressas as expectativas do Varlei para o grupo desse ano: um grupo que fosse comprometido com o trabalho, como o grupo de 2014 era.

Então, foi entregue o “Guia do Participante”, que explica tudo o que vai rolar durante os seis dias. E, como em dois dias da oficina os candidatos deverão apresentar cenas com os textos sugeridos no Guia, o Varlei deu alguns exemplos de estudo de texto.

IMG_3772

Depois de tudo isso, os candidatos participaram da dinâmica do super-herói. Cada um tinha que escrever em um pedaço de papel o seu super poder, ou qualidade, e também a sua fraqueza. Feito isso, esses papéis foram escondidos pelo teatro e os participantes tinham que procurar. Cada vez que achavam um papel, o grupo tinha que descobrir quem era o super-herói, e ver qual outro herói poderia ajudar a lutar contra sua fraqueza. Foi um momento muito bom para todos os que não se conheciam, se conhecerem.

IMG_3788

Por último, o grupo recebeu um feedback da equipe. Nesse feedback cada avaliador devia “distribuir” os cinco valores do grupo, mostrando cinco pessoas que demonstraram esses valores, para que os candidatos fizessem uma auto-avaliação, entendendo no que deviam melhorar.

 E assim terminou o primeiro dia da oficina/teste, simultaneamente com o começo de nossa jornada. Já é possível enxergar ao horizonte a quantidade de surpresas que o ano reserva ao grupo.

IMG_3807

Se você é um dos candidatos e está lendo isso agora, saiba que a jornada não é fácil, mas que cada momento de luta e de trabalho duro é recompensado. Desde já, dê valor ao grupo e ao professor/diretor (junto com toda equipe), e saiba que aqui você encontrará amigos verdadeiros e aprenderá coisas que levará para a vida inteira. E SE PREPAREM PARA O DIA 2!!!!!

Atenciosamente, o esperançoso Miguel Tescaro Fagundes

Miguel Tescaro About Miguel Tescaro
Eu amo Deus, minha família, teatro, música, a cor azul, a Beyoncé, Paramore e Doctor Who. Acho que isso pode ser interpretado como 'informações biográficas'.

  • Carol Tello

    Isso mesmo! O esforço é grande, mas vai valer a pena todo o tempo de estudo!!

  • Arianna Lenci

    Sigam em frente com dedicação… valerá a pena e eu estarei sempre os apoiando!!!!!!
    Beijos!!!!!!