O Fórum do “Casca Grossa” como exemplo potente de ação que extrapola o palco

Posted on Posted in Ações, Em processo, Grupo Casca Grossa, Grupos

Para você que ainda acha que Teatro Estudantil se resume à expressão “o grupo dos aluninhos do(a) professor(a) Fulano(a) que monta as pecinhas para os eventos da escola.”, compartilho agora um exemplo matador de produção cultural, mobilização social, debate e pesquisa sobre um assunto que resulta num espetáculo teatral, que é apenas a ponta do iceberg de um trabalho muito profundo. E ao final desta postagem, deixaremos uma pergunta a todos vocês. Respondendo a ela, você também estará ajudando o Grupo Casca Grossa a montar se próximo espetáculo.

Foto: Bruno Lemonade
Foto: Bruno Lemonade

Eles são da EMEF Barão de Piratininga de São Roque, interior de São Paulo, são dirigidos pela atriz, diretora e professora Amanda Sobral e já participaram de vários Festivais de Teatro dentro e fora de São Paulo.  No começo deste ano, mais de 40 pessoas se candidataram a participar do grupo e como era impossível atender a esta demanda, foi preciso realizar um pequeno processo de seleção, embora como foi dito na própria página do grupo, eles infelizmente queriam, mas não podiam ficar com todos.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, o projeto inscrito pelo grupo foi contemplado em primeiro lugar no Fundo Municipal de Cultura, o que lhes rendeu a possibilidade de um aporte financeiro para ajudá-los a montar o próxima peça. Como contrapartida a este aporte, o espetáculo montado seria apresentado em seis escolas da cidade (quatro municipais, uma estadual e uma particular). A criação do Fórum veio para aprofundar e diversificar o olhar para o tema “O adolescente, o celular e a internet”, tema da pesquisa do próximo trabalho. O Fórum contou com a participação de uma psicóloga, um sociólogo, um engenheiro da computação, integrantes do Casca Grossa, alunos das seis escolas que receberão as apresentações e outros membros da cidade. E você acha que ficou apenas no papo? Nada disso. Durante sua realização, foram apresentadas algumas cenas relacionadas ao tema.

13445424_1167990153240728_8990412923164768264_n
Foto: Bruno Lemonade

Veja bem: um grupo de teatro estudantil, com apoio do Fundo de Cultura de sua cidade promoveu um encontro  com aproximadamente duzentas pessoas, público composto por alunos de seis escolas diferentes, com a presença de profissionais que discutiam o tema de notável relevância para os tempos atuais, com apresentação de cenas, utilizando a Câmara Municipal de São Roque como palco dessa ação. E para finalizar, ou “lacrar” como dizem os jovens atualmente, todo o material produzido, toda a discussão realizada, foi gravada e será base da continuidade de um espetáculo teatral, que fará uma circulação por seis escolas.

Imagine agora o impacto real de uma ação como essa do Grupo Casca Grossa e pense se isso é realmente “teatrinho”. Isso é educação, é arte, é cidadania, é política, isso é o verdadeiro Teatro Estudantil.

Para terminar e ajudar o grupo a continuar desenvolvendo este trabalho, que tal preencher esta pesquisa?

Tenha as ações do seu grupo divulgadas aqui também. Entre em contato conosco pelo email contato@projetopotencia.org que teremos o prazer de escrever sobre seu trabalho. 

 

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.

  • Amanda Sobral

    Matéria muito importante para o grupo!!!
    Obrigada
    e abraços de São Roque

  • Pedro Henrique

    Muio obrigado por marcar presença, foi muito especial

  • Agnes Segura

    Muito obrigada a todos que estão colaborando! Estão colaborando para nossa peça cada vez mais 🙂

  • Kaique Rodrigues

    Muito obrigado por estar ajudando o casca grossa e colaborando á criação da peça

  • Allan

    Ótima matéria parabéns!!