“O edifício teatral é o reflexo da mentalidade de sua sociedade. Verifique se ele não está vazio, abandonado, sujo, ocupado por entulhos…”

Posted on Posted in Reflexões, Ronaldo Ventura

Eu te proponho um exercício.
Essa semana, vá ao teatro mais perto da sua casa. Mas vá num horário que não tenha espetáculo.

E no caminho, vá pensando em quantos teatros tem na sua cidade, tenta se lembrar de quantos teatros você viu ao longo de sua vida, mas sempre pensando em como eles se parecem quando não tem função.

Quando chegar no teatro, tente olha-lo friamente, sem sentimentalismo. Descreva-o. descreva-o como se fosse para um cego. Atentamente.

Agora, lembre-se dos últimos espetáculos que você ficou sabendo que esteve em cartaz neste local, tente imaginar como era o público, comece a qualificar as coisas… não se preocupe com seu senso comum, com seus preconceitos, apenas seja sincero com você mesmo.

O fazer teatral é uma resposta para nossa sociedade.

Mas o edifício teatral é a representação concreta de como a sociedade pensa, cuida e trata de sua própria condição. É como ela se vê, como se apresenta, e como realmente é.

About Ronaldo Ventura
Ronaldo Ventura é um milionário excêntrico que as noites veste uma fantasia de homem morcego e combate o crime. De dia, ele dirige espetáculos e escreve peças. conheça seu trabalho em www.ronaldoventura.com