Ligando os geradores – Chegando o “Potência³ 2015”

Posted on Posted in Uncategorized

20151109021254

A potência, em física, é a quantidade de trabalho (ou energia de uma força) efetuado por unidade de tempo, o que equivale à velocidade de mudança de energia num sistema ou ao tempo despendido para realizar um trabalho. Portanto, a potência é igual à energia total dividida pelo tempo.”

Fonte:www.conceito.de

 

                Finalmente vem chegando o Terceiro Encontro Anual do Projeto Potência, o qual carinhosamente chamamos apenas de Potência. Conforme a definição acima já descreve, Pará de Minas, nossa cidade-sede nesta edição receberá entre os dias 12 e 15 de novembro, uma descarga de energia proveniente do trabalho realizado por 6 grupos de Teatro Estudantil.

                O Potência não é um Festival de Teatro Estudantil, é muito mais que isso. É um encontro anual entre grupos parceiros, que em algum momento se encontraram e perceberam um desejo comum de troca, de intercâmbio, de diálogo horizontal. As diversas apresentações que fazem parte da programação deste ano são nada mais, nada menos que pretextos para se discutir a prática artística e pedagógica de cada coletivo, encontrando características e peculiaridades de cada coletivo, bem como elementos em comum.

                O objetivo principal do evento é fortalecer os laços artísticos entre os grupos participantes. Para isso, não há qualquer menção a competitividade, juízos de valor, comparação entre este ou aquele trabalho em nível qualitativo. Cada grupo compartilha seu resultado e seu processo, que é apreciado e comentado com empatia e carinho por seus colegas, sem deixar de se apontar caminhos ou ferramentas que possam aprimorar o trabalho.

Acontecendo já há três anos, o evento vem fazendo parte da agenda dos grupos participantes e configura o momento mais esperado do ano. E em 2015, são seis os grupos Participantes:

Grupo Acalanto de Teatro (São Caetano do Sul – SP): Grupo estreante no Projeto, dirigido por Dudu Oliveira, conhecido ator e produtor da cena teatral paulistana, o grupo do Colégio Eduardo Gomes entra aos 40 minutos do segundo tempo, após contato com grupos do Coletivo no Festival Fundação das Artes.

Grupo Brinquedo Torto (Santo André-SP): Grupo do Colégio Central Casa Branca, dirigido Por Varlei Xavier que desde 2012 descobriu sua vocação para o intercâmbio e vem buscando diálogo com outros coletivos. Este ano, iniciando um processo de renovação, ao mesmo tempo que encerra o ciclo de participações de alguns alunos em seu elenco.

Grupo de Teatro Colibri (Pará de Minas- MG): Dirigido por Rony Morais, o coletivo simpático e experiente da EM. Amélia Guimarães (Caic), vem mantendo sua base há alguns anos, bem como a disciplina e o gosto pelo trabalho duro, chegando ao Potência como um dos grupos anfitriões.

Pégasus Cia de Teatro (Florestal): O grupo é de uma cidade próxima, aproximadamente 25 Km da cidade-sede do Potência 2015, também dirigido por Rony, o grupo vem evoluindo e apresentando trabalhos de qualidade. Para este ano, chega a Pará de Minas com o espetáculo Romeu e Julieta.

Grupo Cênico Tatu Bola (Pará de Minas – Mg): Mais um grupo anfitrião, da Escola Municipal Dona Cotinha, também dirigido por Rony Morais, o grupo está em processo de renovação. O elenco conta agora com um elenco apenas formado exclusivamente por meninas e vem para o Potência com a promessa de ser um grupo com alta dose de fofura.

Trup´iê (Diadema): Do Instituto Educacional Manoel da Nóbrega (Iemano), o grupo dirigido por Roberta Conde, formado em 2012, vem mantendo sua base há alguns anos e chega ao Potência com seu grupo mais forte desde sua fundação. Chega com a promessa de ser lembrado por “Lembra-te por mim”.

Muito mais do que peças de teatro, os grupos participantes desta edição chegam a Pará de Minas com o desejo de respirar teatro e levar uma avalanche de arte e reflexão à cidade, deixando um legado artístico sem precedentes ao município e a todos os participantes. O Projeto Potência é também um movimento político. Nosso objetivo é lutar por um maior reconhecimento do Teatro Estudantil como forma de arte. Antes do início de cada espetáculo, acontece sempre a leitura de nosso Manifesto.

Faltam poucos dias para que seja dada a largada para a edição mais festejada da curta história deste evento. E você pode conferir a programação em clicando aqui. Liguem-se os geradores. O Potência 2015 vai começar, com arte elevada ao cubo!

 

 

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.