JOGO vs COLETIVIDADE – CIA TEATRAL 04 CANTOS – Quadra/SP

Posted on Posted in Artigos, Brinquedo Torto, Cia Teatral 4 Cantos, Grupos

Autor: Bene Sulivam (Diretor e Professor da Cia)

1375737_392376410892162_1765362543_n

O “buscar” a teatralidade e principalmente introduzir uma criança ao teatro tem duas vertentes, aos quais nós professores, adentramos, como uma sala escura.

Podemos fazer com que amem estar lá ou odeiem (E isso se arrastar por toda sua vida sócio/cultural). Confesso que para entender o pensamento da criança e como se fazer teatro para criança com crianças, busquei uma formação além de arte-educador, me tornei pedagogo.

De Vygotsky à Freire, fui buscando formas, meios e estratégias de trazer a criança ao teatro, sem ela perceber que está o está fazendo (Complexo, neah? Já que estão em um curso de teatro), mas não estamos criando mini-estrelas para telenovelas, estamos contribuindo para formação desses que buscam o teatro um meio de crescer e transformar sua vivência. Subir ao palco será uma consequência.

Isso, consequência!

Tenho muito receio quando vejo “pecinhas” montadas de uma forma que constrangem o próprio aluno, afinal, ele não sabe o que está fazendo lá. Ou mesmo montado para agradar a direção da escola e não aqueles que também estão sendo inseridos ao teatro como platéia. Sou a favor de espetáculos que os alunos saibam e principalmente gostem do que estão fazendo. Tendo tudo isso um gosto coletivo e não individual.

Pois então, falando em coletividade, quero dividir com todos aqui um pouco da nossa primeira aula, destinada as crianças de 08 – 10 anos, do grupo infantil da Cia Teatral 4 Cantos ao qual contam com 26 integrantes nessa turma. A maioria nunca havia tido contato com o teatro. Fiz questão de desmistificar que já e tão cedo subiriam ao palco.
Fiz a eles um convite: vamos jogar.
(Por favor, sempre digam JOGAR. Porque brincar remete algo sem regra, bagunça, etc….).

O jogo é simples e vocês podem ver no vídeo abaixo:

Bambolê + Círculo + Mãos dadas + Regras de não soltar as mãos + Ritmo = Coletividade, ajudar o outro, torcer, colaborar e trabalhar em grupo.
Variação: 02/03 bambolês separados ou juntos.

Vídeo da aula (Facebook) / (Copiar e colar link)

About Bene Sulivan

  • Bene, meu querido! Concordo com tudo o que você disse. É isso mesmo. Apresentação para os pequenos é uma consequência.

    Morro de vontade de conhecer seus meninos. Um dia vou até quadra fazer uma visita!

  • Rony Morais

    Muito pertinente o texto. Parabéns!