FIM DO FESTIVAL E NOVIDADES

Posted on Posted in Uncategorized

Cai o pano…

O que fica depois da apresentação, da temporada? Quando o trabalho é bom e dá prazer, fica uma saudade, um desejo de viver tudo de novo, uma certa depressãozinha… É assim que estou me sentindo. Feliz por ter participado de mais um festival, triste por saber que só daqui a um ano viverei tudo isso novamente.Bate a saudade, mas ainda há um trabalho a ser concluído. Preciso fazer uma reflexão de tudo que vi, ouvi e senti durante os 6 dias que acompanhei os espetáculos, escrevi este coluna, tratei fotos e editei áudios. E a primeira visão não pode ser outra que não pessoal. Cresci absurdamente enquanto assisti a cada trabalho. Apurei meu olhar, tracei paralelos, criei links e estabeleci relações. Sinto-me um pouco mais consciente do olhar que sempre devo lançar à produção estudantil. Estou aprendendo cada vez mais a observar cada grupo como um organismo vivo e singular. Vou, a cada experiência como esta, distanciando-me da postura de olhar e comparar, rotular como melhor ou pior. Nesta edição em especial, conhecendo melhor alguns coletivos, tive a chance de entender seu percurso e ampliar minha análise sobre o trabalho. Vi grupos crescerem, encontrei grupos novos, conheci gente legal, reencontrei amigos, estabeleci laços, reforcei meus pensamentos sobre a importância da troca, do intercâmbio e tenho certeza de chego com mais energia para a preparação da 2ª Edição do Projeto Potência.

Vejo o Festival crescendo e ganhando cada vez mais forma. Vejo alunos se aperfeiçoando, vi a quantidade de inscritos aumentar e percebo que felizmente este evento veio para ficar. Fico feliz com isso. Alegro-me ao perceber que o Projeto Potência há dois anos contribui para a que o trabalho siga se desenvolvendo. Este ano ouvi dizer que alguns grupos já esperavam ansiosamente pelo texto que eu escreveria, isso aumenta a responsabilidade deste espaço. E preciso dizer também que fiquei feliz demais com a homenagem prestada com a entrega de um Destaque ao Projeto pela cobertura do Festival. Mais do que qualquer coisa, é o reconhecimento de um trabalho feito com amor e noites mal dormidas.

Após a entrega dos destaques, conversei com Ana Paula Demambro e Simone Zaidan, professoras da FASCS e Produtoras do Festival. Elas contaram o que sentiram com esta edição. As duas são as mães da criança e não podia encerrar esta coluna sem dar voz a elas.

E para terminar algumas novidades:
– Vem aí a Segunda Edição do Projeto Potência, que acontecerá no ABC e terá a presença de alguns grupos que participaram do Festival. Aguardem outras informações.
– O blog do Potência será, a partir de agora, um blog de intercâmbio entre grupos estudantis. A ideia é que ele passe a ser o Canal Brasileiro do Teatro Estudantil. Vamos aprofundar o intercâmbio através de visitas, matérias e vários tipos de publicações. Acreditamos que falte um canal como este, onde se possa, ouvir notícias de grupos e, ao mesmo tempo, formar uma rede de contatos através de um banco de dados, disponível a todos. E esta viagem já começou. Logo, postaremos os primeiros detalhes e faremos a primeira reformulação neste blog.
Termino com uma foto de algumas pessoas que fazem parte deste coletivo, que tem buscado intercâmbio e troca de experiências. Esperamos que em breve, outros grupos possam também fazer parte deste projeto.
POTÊNCIA! POTÊNCIA! POTÊNCIA!

VarleiXavier About VarleiXavier
Professor Xavier é meu herói preferido. Sempre me senti meio mutante, perdido e deslocado, mas o teatro (essa irmandade) me salvou. Desde então, com meus poderes mentais, recruto seres especiais para cumprir minha missão: Levar encantamento ao mundo. Professor, Ator, Dramaturgo, Diretor, Contador de Histórias e Sonhador Potente.